Como a Argentina Destruiu sua Economia?

Como a Argentina Destruiu sua Economia?

Esta é a Argentina, há 100 anos era um dos lugares mais ricos do planeta e um país tão economicamente poderoso e avançado. Era esperado que ela se tornasse um rival econômico dos Estados Unidos.

Mas então algo deu errado na Argentina, e o país começou um longo declínio econômico que vem piorando cada vez mais desde então. Seus últimos 100 anos são uma história de várias falências, hiperinflação e constante crise econômica.

Hoje a Argentina está chegando perto da beira de um colapso econômico mais uma vez. Mas como um país passa de um gigante econômico para um país economicamente destruído? Por que está preso em uma crise interminável e será que algum dia poderá sair disso?

Esta é a Queda da Argentina. Embora isso já tenha sido esquecido, a Argentina há 100 anos atrás. Era verdadeiramente uma potência econômica. No final de 1920, era uma das economias que mais crescia no mundo. Por cinco décadas consecutivas, teve um PIB per capita em um nível semelhante ao da França ou do Canadá e era um dos principais destinos globais para investimentos e imigração.

Também era amplamente visto como a próxima superpotência econômica que havia encontrado o segredo para um crescimento explosivo e que competiria pela dominação do continente. A Argentina era concorrente dos Estados Unidos.

A base de seu sucesso estava na agricultura, por ter uma das regiões mais férteis do planeta. A Argentina conseguiu se tornar um celeiro global e, em um momento em que o mundo estava faminto por commodities e pagando um alto preço por elas, a Argentina estava feliz em fornecê-las.

Enquanto as commodities estavam sendo exportadas, imigrantes estavam chegando todos os dias em busca daquele desenvolvimento econômico. A Argentina decidiu se tornar o país mais pró-imigração do mundo e, assim, abriu suas fronteiras para literalmente todos.

Chegando a oferecer pagamentos às pessoas por sua estadia no país. Com uma economia em expansão, políticas favoráveis aos negócios e salários mais altos do que os da Europa, aconteceu uma grande onda de imigração europeia para a Argentina. De 1870 a 1914, milhões de europeus da Itália, Espanha, Portugal e outros países decidiram começar suas novas vidas no novo mundo.

A população da Argentina se multiplicou por 4 e sua economia se beneficiou com: trabalhadores, agricultores e empresários que estavam chegando ao país. Buenos Aires foi apelidada de Paris da América do Sul por ser a capital multicultural do continente, e a Argentina se tornou famosa como uma espécie de equivalente aos Estados Unidos, uma economia em super expansão.

Como essa história pode acabar mal? Isso é o que vamos ver agora! A Argentina estava não só aberta para imigrantes e cheia de oportunidades. Mas era o local onde qualquer um poderia ir e fazer fortuna. No início do século XX, o entusiasmo em torno do sucesso da Argentina estava no auge.

Era o lugar onde as coisas estavam acontecendo, onde os investimentos estavam se multiplicando rapidamente. Esse era o surgimento de um novo gigante econômico. Tudo isso juntamente com uma localização geográfica estratégica e vastos recursos, incluindo gás natural, ouro e petróleo.

O sonho argentino estava em pleno vapor e o futuro parecia brilhante. No entanto, esse futuro brilhante nunca chegou… A Argentina nunca se tornou a superpotência econômica que se esperava que se tornasse e, em vez disso, é uma economia que está constantemente se desintegrando e lutando pela sobrevivência básica. Então, o que deu errado?

EconoSimples

Acompanhe o nosso canal no YouTube. Por muitos anos esse assunto foi complexo e às vezes até chato de ser estudado, mas graças a um método inovador conseguimos ensinar de forma simples com mapas 3d e narração profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *