Por que a Itália não tem uma Ponte para a Sicília?
Por que a Itália não tem uma Ponte para a Sicília? Sicília é uma ilha italiana que está a apenas 3km de distância do continente. E essa ilha tem cerca de 5 milhões de habitantes.
Existe um alto trânsito entre a ilha e o continente, mas ele é feito somente por embarcações. Então vamos à pergunta. Por que a Itália não tem uma ponte para Sicília?
A Itália está planejando construir uma ponte suspensa da ilha até o continente. Que será uma das maiores pontes suspensas de todo o mundo. Uma ponte suspensa é apoiada por cabos de sustentação ligados a torres.
A grande diferença é que as pontes normais têm pilares no chão para sustentar a ponte. Depois que a Itália terminar essa ponte o tempo de viagem para a ilha seria drasticamente reduzido. Mas existem sérios problemas aqui!
E para entendê-los precisamos falar da faixa de água que está entre o continente Europeu e a ilha Sicília. Essa faixa que contorna Sicília é chamada de Estreito de Messina. Ele tem em toda a sua longa extensão de 32 quilômetros, a largura média relativamente curta, com seu ponto mais próximo sendo de apenas 3km.
E esse Estreito seria a melhor opção para construir uma ponte, pois todo o trânsito da Itália seria beneficiado por ela. Então voltamos a pergunta de por que a Itália não tem uma ponte para Sicília? E a resposta para essa pergunta se divide em alguns tópicos.