Por que a Turquia à Beira do Colapso Financeiro?

Por que a Turquia à Beira do Colapso Financeiro?

A costa sul da Turquia é banhada pelo Mar Mediterrâneo. A costa oeste da Turquia faz fronteira com o Mar Egeu. Istambul, a maior cidade do país, está localizada às margens do Mar de Mármara. Já a costa norte da Turquia é banhada pelo Mar Negro.

E graças a essa posição única, a Turquia tem muitos acessos e várias possibilidades de transportes para exportações. A taxa de inflação da Turquia atingiu o maior nível em 24 anos, e o país está à beira do colapso… Os preços estão disparando, e os turcos estão lutando para manter um padrão de vida minimamente decente.

O pior de tudo é que a taxa de 85% de alta na inflação é tão grande que destruiu todas as expectativas estabelecidas pelo país. De acordo com a agência de notícias britânica Reuters, a Turquia esperava uma inflação de no máximo 65%. Esta seria a pior de todas as possibilidades. Ainda eram números terríveis, mas pelo menos dentro das expectativas.

O banco central da Turquia acreditava que graças às políticas econômicas do presidente Recep Erdogan a inflação teria uma considerável queda, no início de 2024. Mas isso também não aconteceu… A inflação só piorou ao longo do ano, com um “pico” previsto entre 70% e 75% em maio de 2024, agora completamente descartado. Esse pico está abaixo do que a Turquia está enfrentando atualmente, forçando o país a escalar uma nova montanha para a qual não está preparada.

Mas por que? Porque a Turquia está em colapso. Para mostrar tudo sobre isso, vamos voltar a 20 anos atrás. Nessa época a Turquia tinha uma das economias mais impressionantes do mundo. O país estava em pleno crescimento.

A economia parecia imparável. Mas agora, está à beira de um colapso financeiro que pode exigir décadas de recuperação. Parte da culpa pode ser atribuída aos problemas que estão afetando o mundo inteiro atualmente.

A inflação estava aumentando em todos os lugares durante grande parte de 2022 e até 2023. No Reino Unido, por exemplo, a inflação estava em alta durante todo o ano de 2021, atingindo um pico de 11% em 2022. Isso estava muito acima do ideal para o Banco da Inglaterra que contava apenas com 2% de alta. Em outubro de 2023, a inflação básica do Reino Unido caiu para 4,6%, com as políticas econômicas do país resolvendo lentamente o problema.

Vimos uma situação semelhante também nos Estados Unidos. Lá, a inflação atingiu seu pico em 9,1% em junho de 2022, embora esse país tenha desfrutado de uma recuperação ainda mais rápida. A inflação básica caiu para apenas 3% um ano depois, com a meta de 2% dos Estados Unidos claramente à vista.

Em ambos os casos – e ao redor do mundo – essa inflação rapidamente crescente se resume a dois problemas: os efeitos da pandemia mundial e a invasão da Rússia. O covid aumentou os preços, os custos de fabricação e exportação. Já a guerra, causou uma ampla perturbação na indústria e na energia.

Isso gerou uma verdadeira montanha russa nos preços. E por quase dois anos o sobe e desce era movido pelas constantes notícias da guerra entre Rússia e Ucrânia. Então entramos em uma questão… Todos enfrentaram esses problemas.

E embora a inflação tenha sido um problema em todo o mundo, nenhum país chegou perto de atingir os 85% que estamos vendo na Turquia agora. E os consumidores na Turquia estão realmente sentindo o aperto… As pessoas estão pagando mais do que o dobro do preço por produtos básicos e alimentos.

EconoSimples

Acompanhe o nosso canal no YouTube. Por muitos anos esse assunto foi complexo e às vezes até chato de ser estudado, mas graças a um método inovador conseguimos ensinar de forma simples com mapas 3d e narração profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *