Por que Não Existem Rotas Entre a Austrália e o Chile?

Por que Não Existem Rotas Entre a Austrália e o Chile?

Se tivéssemos uma única rota de navios entre Austrália e Chile, teríamos muito mais produtos australianos por aqui. E também exportamos muito mais do que exportamos hoje…

Então Por que não existe nenhuma Rota entre a Austrália e o Chile?

Em uma era distante, antes das rotas comerciais modernas e das embarcações a vapor, as águas do Pacífico Sul eram uma extensão infinita de mistério e silêncio.

A história nos conta de povos que eram mestres na arte da navegação, arriscaram viagens quase impossíveis. Movidos pela fome de descobertas eles se lançavam em alto mar sem saber qual seria o seu próximo destino. Esses eram os polinésios.

Para quem não sabe, os polinésios viviam nas ilhas da Polinésia. Podemos dizer que elas ficam no meio do caminho entre o Chile e a Austrália. Eles eram guiados pelo próprio instinto, e descobriram lugares inimagináveis. Alguns estudiosos acreditam que suas viagens podem ter se estendido até as costas da América do Sul, tocando terras que hoje pertencem ao Chile.

Se eles conseguiram usando canoas improvisadas, sem tecnologia, sem conhecimentos avançados em navegação e sem o poder da meteorologia e satélites modernos.

Por que não conseguimos fazer a rota completa hoje em dia? Acredita-se que os polinésios, tenham sido os primeiros a explorar o Pacífico Sul. Usando embarcações à vela chamadas “waka” e guiando-se pelas estrelas, correntes marítimas e padrões das aves, eles colonizaram vastas áreas da Oceania.

Mas isso é apenas metade da rota, os povos antigos procuravam um meio de se transportar a longas distancias. E muitas vezes isso significava colocar uma tripulação em um navio e os enviar para o desconhecido, onde muito jamais voltavam… Era uma tarefa perigosa e totalmente no escuro!

No século XVI, após a conquista do Império Inca, o Chile tornou-se uma base estratégica para o Império Espanhol. Os exploradores espanhóis estavam sempre à procura de novas rotas comerciais.

Embora não haja documentos que comprovem tentativas bem-sucedidas de cruzar diretamente para a Austrália, mapas antigos indicam uma percepção vaga de terras desconhecidas a oeste.

O navegador Pedro Sarmiento de Gamboa foi um dos que tentaram explorar o sul do Pacífico, mas suas expedições foram frustradas pelas condições severas do mar.

Eles enviaram dezenas de navios que naufragaram no caminho ou perderam sua tripulação para a fome e doenças.

O Mistério dos Galeões Perdidos no Pacífico Sul Entre as muitas histórias que cercam as navegações do Pacífico Sul, uma das mais intrigantes é a lenda dos galeões espanhóis carregados de prata que desapareceram ao tentar cruzar…

EconoSimples

Acompanhe o nosso canal no YouTube. Por muitos anos esse assunto foi complexo e às vezes até chato de ser estudado, mas graças a um método inovador conseguimos ensinar de forma simples com mapas 3d e narração profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *